Apresentação do Núcleo Temático: Cidades inteligentes, conectadas e para todos

O NT11 do Instituto Direito à Cidade tem foco na simbiose entre os espaços urbanos, os cidadãos e as tecnologias de informação e comunicação, visando uma cidade inter-relacionada capaz de reconhecer e lidar com os cenários complexos e diversos, informar, agir e incluir para a melhoria da vida em sociedade. Busca refletir sobre um design socialmente consciente, colocando em foco os cidadãos e suas especificidades, favorecendo a interação entre eles e com o seu entorno de maneira mais inteligente e sustentável. Espera-se explorar soluções computacionais e aspectos de saúde e bem-estar, de desenvolvimento intelectual, de justiça, paz, equidade, estimulem o respeito ao próximo, a colaboração e a coautoria, o transporte racional com logística otimizada, a boa alimentação, a gestão eficaz dos suprimentos, a prevenção de catástrofes, o desenvolvimento de soluções eficazes para o lixo eletrônico, entre outros. As soluções produzidas por este núcleo visam apoiar o Desafio nº 1: Futuro, Cidades Inteligentes e Sustentabilidade dos Grandes Desafios de Pesquisa em Interação Humano-Computador publicado no Relatório Técnico da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEICH) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) (disponível em: http://comissoes.sbc.org.br/ce-ihc/documentos/RT_GranDIHC_BR_2012.pdf).

Como primeiro resultado das ações deste núcleo, teve-se o desenvolvimento do Bus Stop System (BUSS), um sistema flexível para ponto de ônibus. Apesar do constante aumento na aquisição de veículos automotores particulares, o transporte público ainda é o meio de deslocamento mais utilizado pelas massas, principalmente nas grandes metrópoles. Além de ser uma forma de deslocamento mais sustentável, muitas vezes é a única alternativa para parte da população. Visto que dentre seus utilizadores encontram-se pessoas com necessidades especiais, como deficientes visuais e/ou auditivos, soluções de tecnologia precisam ser desenvolvidas para viabilizar e facilitar o uso do transporte público por todos. Com esse objetivo em mente, o BUSS foi desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Interação Flexível e Sustentável (LIFeS) do Departamento de Computação da UFSCar.

O BUSS consiste em um sistema para ponto de ônibus que indica aos usuários qual será o próximo ônibus a chegar ao ponto e que exibe notícias atuais, visit company website. O BUSS possui um comportamento flexível que permite que seus elementos de interface e seu conteúdo sejam adaptados de acordo com as necessidades e preferências dos usuários. Estas informações são obtidas por meio do aplicativo “Who Am I?” (disponível em: http://goo.gl/fJvfnN) que permite aos usuários informar quais são as suas habilidades, capacidades, interesses e preferências de interface. O BUSS utiliza estas informações para adaptar a apresentação das informações em sua interface (ex.: aumentar o tamanho da fonte ou dos elementos gráficos) e para alterar o tipo de notícia a ser exibido.

 

texto nt11 - imagem

Figura 1. Funcionamento do BUSS

MSc. Tatiana Silva de Alencar

Profa. Dra. Vânia Paula de Almeida Neris

Laboratório de Interação Flexível e Sustentável (LIFeS)

Departamento de Computação – UFSCar

março 31, 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *