Apresentação do Núcleo Temático: Linguagens e Narrativas Culturais da Cidade

Estação Sumaré, São Paulo-SP

Obra de Alex Flemming na Estação Sumaré, São Paulo-SP. Foto: Miko Eggert

Nosso núcleo temático – Linguagens e Narrativas Culturais da Cidade – se concentra em estudos dos espaços “não-canônicos” do literário. A nossa ementa inicial constitui o final do século XX e o início do século XXI, pois trouxeram consigo um panorama muito específico para o literário – aqui compreendido de forma mais ampla do que o texto em si e que envolve os meios de produção, publicação, circulação e valoração da literatura. E se é verdade que o livro não morreu, muito mais certo é que ele não é mais o único – talvez nem o mais importante – veículo da literatura nesse período. Sendo o livro apenas um dos suportes possíveis para o literário, a diminuição de sua importância no panorama cultural não está vinculada necessariamente (assim esperamos!) a um declínio do interesse pelo literário. No entanto, há que se compreender que a literatura da era pós-guttemberguiana não é mais a mesma. A proposta desse recorte temático é, então, investigar: i) onde circula a literatura que não é mais publicada – e lida – nos livros? ii) como ela é recebida e compreendida? iii) quais critérios de valor têm sido colocados em cena ao se tratar dessa literatura?

Dito isso, o nosso núcleo concretizou a primeira etapa de um dos objetivos vigentes no período do mês de maio. Depois de uma pesquisa, realizamos uma exposição – de quinze dias – que carregou o nome de “Revistas e suplementos culturais: passado-presente-futuro”. Estudamos, observamos e recolhemos suplementos, recortes culturais de jornais (como A Folha e o Correio de São Carlos), revistas (como Senhor, Almach Litterario, Revista Civilização Brasileira) e sites (alguns blogs de estudantes que praticam a escrita, sejam na prosa ou na poesia, e outros com conteúdo acadêmico – teses, artigos, etc.). As revistas e os jornais ficaram expostos nos vidros e nos expositores, já os sites foram projetados em um telão que mostrava, durante toda a exposição, as poesias selecionadas, so click and continue reading this. Na abertura, no dia 05/05/2014, trouxemos para a uma palestra com o público presente o escritor Reni Adriano, autor de “Lugar”.

Como segunda etapa do projeto, está acontecendo uma pesquisa de grupos de leitura e/ou saraus pelas regiões de São Carlos, mais precisamente dentro da UFSCar. Já entramos em contato com alguns grupos e todos eles podem participar e ajudar. Em seguida, haverá um questionário na tentativa de nos aproximarmos deles, de tentar trazê-los à vista e percebermos que tipo de literatura corre e chama a atenção entre os grupos selecionados. Aqui o importante não é julgar, não é falar qual literatura é boa ou ruim, mas sim observarmos que, em algum e qual ponto, a literatura está pulsando. Observaremos e conseguiremos responder, no final de tudo, as nossas perguntas iniciais.

Para saber mais sobre a exposição Revistas e suplementos culturais: passado, presente e futuro acesse https://expoueim.wordpress.com/category/exposicoes/revistas-e-suplementos-culturais-passado-presente-futuro.

agosto 29, 2014

• Olá prezados observadores,
    colaboro com a postagem ao informar referencia dos realizadores da EXPOSIÇÃO “Revistas e suplementos culturais: passado-presente-futuro”.
    A exposição é uma das atividades previstas pelo Núcleo Temático Linguagens, Comunicação e Narrativas Culturais da Cidade, vinculado ao Instituto Direito à Cidade – IDC (ProExt 2014) e conta com o apoio do Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH/UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura – PPGLit/UFScar.

UNIDADE ESPECIAL DE INFORMAÇÃO E MEMÓRIA / Equipe de realização
    Profa. Dra. Rejane C. Rocha (DL – coordenadora da UEIM)
    Profa. Dra. Luciana Salazar Salgado (DL – Núcleo Discursos e Linguagens na Cidade/IDC)
    Profa. Dra. Tânia Pellegrini (PPGLit – Núcleo Discursos e Linguagens na Cidade/IDC)
    Ricardo Biscalchin (Bibliotecário – UEIM)
    Ana Virgínia Moreira Amaral (serviços técnicos especializados – Alibris)
    Luana Sacilotto (estagiária – IDC)
    Gustavo Primo (estagiário – IDC)
    Para acessar o site do UEIM, eis o endereço:
    CORDIAIS SAUDAÇÕES!
    CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NO OBSCIDCULT.
    ATÉ BREVE!