O Observatório Cidadania, Cultura e Cidade

Telescópio, Cidade e Eu-Bruno Caimi

Telescópio, Cidade e Eu. Foto: Bruno Caimi

Em termos gerais, um Observatório pode ser definido como um espaço construído para o debate, a reflexão e a divulgação de ideias, pesquisas, análises, sistematização de informações e publicização desses conhecimentos.

Assim, pensado dentro dessa conceituação, o “Observatório Cidadania, Cultura e Cidade” caracteriza-se como um espaço de incentivo à participação da população em geral [grupos organizados da sociedade, representações diversas, cidadão/sujeito/pessoa] aprimorando a cultura democrática e cultivando valores como cidadania, transparência e liberdade por meio do estímulo ao consumo crítico das informações.

A criação e a proposta do Observatório são pautadas pela difusão de conhecimentos gerados por grupos de pesquisa, organizações sociais e instituições, afetos à cidadania e aos direitos humanos, à cultura e à cidade, e ao acompanhamento e análise permanente das transformações que acontecem nesses campos, de uma forma sistemática e regular.

Pretende-se então que este espaço venha a se constituir como: (1) uma área de apoio à pesquisa, à definição de temas relevantes para reflexão, à análise e sistematização das informações, ao diálogo entre agentes, atores sociais e pesquisadores; (2) um instrumento de divulgação e incentivo a investigações e pesquisas que tematizem as profundas transformações pelas quais têm passado a sociedade brasileira, decorrentes das profundas mudanças sociais, políticas e econômicas, em nível mundial; (3) uma forma de tornar público o conhecimento dos campos cidadania e direitos humanos, cultura e cidade, e de atingir a dimensão social.

Com estas perspectivas, pretende-se ainda estimular estudos e pesquisas, informar decisões de políticas públicas e esforços da Universidade em direção à consecução dos objetivos definidos pelo PDI/UFSCar, para os Núcleos de Extensão, pelo III Programa Nacional de Direitos Humanos e políticas públicas da educação, cultura e cidades, ainda pelo Estatuto da Cidade.

Tal projeto já se encontra em andamento, configurando-se como uma organização básica para compor a estrutura da universidade de Núcleos Extensionista e também como um projeto extensionista em que pesquisa, capacitação e espaço de reflexão propiciarão as bases conceituais para demais ações e articulações no campo cultural, urbano e cidadania.

A criação do “Observatório Cidadania, Cultura e Cidade” se encontra justificada, principalmente, por ser uma das iniciativas pioneiras para constituir a estrutura extensionista da Universidade Federal de São Carlos, junto ao NÚCLEO DE EXTENSÃO UFSCar – CIDADANIA, com potencialidades estruturais para dinamizar e fomentar suas ações – assim como cumprir metas das políticas públicas para os campos da cidade, direitos humanos, educação  e cultura, com o papel de fazer avançar tais campos em direção à cidadania.

Deste modo, as discussões propostas no Observatório se fazem essenciais para a compreensão de como a instituição universitária opera e sob quais formas se relaciona com o campo social. A ideia da construção de um Observatório para esse contexto Universitário, aproximando-o da esfera pública de política e gestão, assume uma perspectiva singular: envolver pesquisadores, discentes, técnico administrativos, em uma mudança no rumo da extensão, em que ela se volta para o social, mas assumindo uma perspectiva de formação, não apenas para as pessoas envolvidas no projeto, mas com a perspectiva da formação para o corpo da instituição e comunidade externa, em nível nacional, meta que corresponde às mudanças no rumo da Universidade e seu papel social.

Assim, são objetivos deste Observatório:

1. Procurar articulações com demais núcleos e projetos da UFSCar: órgãos públicos e particulares, entidades, movimentos sociais, sociedade em geral, para desenvolvimento das ações e garantia da dinâmica do Observatório;

2. Lidar com a multiplicidade de linhas temáticas de projetos que dão ao observatório seu caráter de abrangência;

3. Observar as pesquisas que investigam o efeito do espaço social, próprio de cada cidade, sobre a dinâmica da cultura nas cidades;

4. Acompanhar as pesquisas que analisam a evolução do quadro de desigualdades socioespaciais das cidades;

5. Acompanhar as pesquisas que relacionam essas desigualdades com a diferenciação, segmentação e segregação nas cidades;

6. Analisar permanentemente o quadro institucional das cidades, por meio dos projetos e pesquisas das instituições, para caracterizar tipos de gestão dos territórios;

7. Disponibilizar as informações e os conhecimentos via Observatório que poderão contribuir para fortalecer a capacidade institucional, os agentes sociais e gestores das políticas públicas.

O Observatório Cidadania, Cultura e Cidade, está vinculado ao Instituto Direito à Cidade, a atividades extensionistas singulares da UFSCar – ACIEPE Construindo o Instituto Direito à Cidade – e articulações com os departamentos de origem dos professores colaboradores – Departamento de Letras, Ciências Ambientais, Engenharia Civil, Computação, Sociologia, Ciências da Computação – e Universidade Estadual Paulista, departamentos de Economia e Administração.

agosto 28, 2014