Produções ACIEPE “Percursos Culturais e Urbanos na Cidade”

A ACIEPE propõe a interpretação e investigação da cidade, cultura e urbanidades, em múltiplas dimensões, a geração de linhas de pesquisa renovadas, a articulação de vários campos de conhecimento, por meio de abordagens e instrumental diversificados.

Águas da Memória

Um grupo de alunos desenvolveu durante a ACIEPE “Percursos Culturais e Urbanos” de 2013 um Blog composto por fotografias, mapas, artigos de jornal, depoimentos, entrevistas, crônicas e poemas que remetem as águas de rios que antigamente pertenciam à paisagem e história da cidade de São Carlos e, atualmente, possuem outros destinos, como a rede de esgoto. Através dos materiais disponibilizados, os autores do blog buscam trazer para o momento presente o que foi condenado ao esquecimento, refrescando memórias e fortalecendo a identidade da população com o que não mais existe.
Seus criadores são Alessandra Pavesi, Ana Mércia Silva Roberts, Lorenza Pavesi e Rodrigo Sartori Jabur.

RUA

Outro trabalho foi o Blog “RUA” (Reunião Urbana de Arte), criado por Ana Elisa Menten Mendoza, graduanda em Ciências Socias pela UFSCar, e tem como objetivo apresentar as reações dos indivíduos cidadãos da cidade de São Carlos em relação à arte nas ruas, entendida especificamente enquanto grafite neste trabalho.

Renan Bolognin e as Cidades

Há também o Blog criado por Renan Bolognin, graduando em Letras pela UFSCar, que se utiliza da poesia, fotografias, tirinhas, pinturas e desenhos para recriar um percurso poético das cidades onde o autor viveu. Mistura criações próprias do autor com as de outros artistas.

Encontros e Desencontros da/na/com a Cidade: a Sociabilidade nas Metrópoles

A graduanda em Letras pela UFSCar, Carolina Laureto Hora, escreveu o texto “Encontros e Desencontros da/na/com a Cidade: a Sociabilidade nas Metrópoles”. Nele, a autora reflete sobre as relações da sociedade com a cidade, a construção da vida real e seu cotidiano, bem como as diferentes camadas sociais e suas variadas formas de vivência com o espaço urbano, procurando encontrar e mostrar uma visão mais otimista da vida moderna.

outubro 21, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *