INSTITUTO DIREITO À CIDADE – IDC

O Instituto Direito à Cidade

Coordenação: Prof. Arq. Luiz Antonio N. Falcoski

Linha vermelha, São Paulo. Foto: Diego Torres Silvestre

O Instituto Direito à Cidade (IDC), vinculado ao Projeto Observatório Cidadania, Cultura e Cidade (Edital ProExt 2013), está organicamente constituído em 06 (seis)  Áreas de Pesquisa-Extensão (Social, Econômico, Político, Cultural, Urbano e Ambiental) e 11 (onze) Núcleos, Linhas e Projetos Temáticos existentes na UFSCar, e 01 Núcleo da UNESP-Araraquara/Economia, traduzindo as diretrizes estratégicas do PDI da UFSCar em torno da interdisciplinaridade Ensino-Pesquisa-Extensão, abrangendo a integração multisetorial de 3 Centros da UFSCar (CECH, CCET, CCBS).

Público-Alvo

  • Público Interno da Universidade/Instituto
  • Instituições Governamentais Federais
  • Instituições Governamentais Estaduais
  • Instituições Governamentais Municipais
  • Organizações de Iniciativa Privada
  • Movimentos Sociais
  • Organizações Não-Governamentais (ONGs/OSCIPs)
  • Organizações Sindicais
  • Grupos Comunitários
  • Outros

O Projeto IDC – Instituto Direito à Cidade insere-se em um contexto universitário que, segundo avaliações de seus agentes, constatada em vários Planos de Desenvolvimento Institucional na UFSCar, em gestões seguidas, aponta para a necessidade de construção de instrumentos e de gestão que tenham como foco o social, a interdisciplinaridade ensino-pesquisa-extensão, a articulação da Universidade a ações extensionistas propostas em âmbito interno e externo. O Instituto integrado ao Observatório é sugerido neste contexto e pretende atingir tais metas globais e estratégicas. Além disso, propõe uma forma de organização que aproxima e articula pesquisadores e agentes públicos, para facilitar a publicização e instrumentalização do conhecimento temático que aqui é produzido e gerado no âmbito das áreas e núcleos selecionados, com avanço nas formas de divulgação e gestão na universidade pública.

Justificativa

O Programa Instituto Direito à Cidade deverá contribuir para a integração dos núcleos e linhas de pesquisa, projetos, programas de extensão e laboratórios, já existentes e em construção na Universidade, nas esferas acadêmica, de pesquisa e de extensão; para viabilizar a integração dos projetos extensionistas na área de direitos humanos aos projetos pedagógicos e práticas extensionistas dos atores da área acadêmica universitária e instituições e organizações externas envolvidas; e para sedimentar a relação entre pesquisa e o ensino-aprendizagem à extensão.

Além disso, fomentar novos estudos e pesquisa, contribuir com a formação cidadã, e com novos vínculos da universidade pública com a sociedade.

 Núcleos Temáticos de Pesquisa e Extensão

NÚCLEO TEMÁTICO 1: Cidadania, Ética e Direito à Cidade

Esta linha de pesquisa centra-se nos estudos de configuração sócio-espacial das atividades humanas, que envolvem analisar não somente os padrões sociais de uso dos recursos ambientais como também a própria dinâmica dos movimentos sociais contemporâneos nos meios urbano e rural. As pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes nesta linha procuram lidar com temas relacionados a novas ruralidades; novos processos de urbanização, de segregação e exclusão sócio-espacial.

Objetiva estudar transformações sociais na contemporaneidade e na sua dimensão histórica, tendo como referência suas implicações na estrutura social, nas relações de poder e na constituição de sociabilidades. Mudanças na produção e reprodução social dão novos sentidos à ação social, assim como às categorias espaço, tempo e identidades coletivas.

GRUPO EM FORMAÇÃO.

 

NÚCLEO TEMÁTICO 2: Política, Sociedade, Cultura e Cidade

Prof. Dr. João Roberto Martins Filho

Área: Antropologia e Política – CECH

Produção simbólica e cultura: duas vertentes compõem esta linha de pesquisa. Por um lado, projetos que, privilegiando o enfoque etnográfico antropológico dos fenômenos sociais, referem-se às suas dimensões propriamente simbólicas nas suas múltiplas relações com outros planos de referência empírica e analítica: organizacional, institucional e político-ideológico, dentre outros. Por outro lado, projetos sobre produção da cultura e indústria cultural, privilegiando o enfoque oriundo da sociologia da cultura.

Núcleos e Laboratórios: Arquivo Ana Lagoa (AAL) e UEIM – Unidade Especial de Informação e Memória.

 

NÚCLEO TEMÁTICO 3: Linguagens, Representação e Narrativas da Cidade

Rejane Cristine Rocha e Prof. Dr. Dirceu Cleber Conde

Área: Letras – CECH

Estudos e experiências na área de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas brasileiras contemporâneas (literárias e visuais) e indústria cultural.

Tem como meta formar pesquisadores e atores capacitados a ampliar e aprofundar a reflexão sobre o lugar da literatura na vida social, examinando as forças estéticas, culturais e sociais nas quais se forma cada texto. Para isso, busca compreender também, além das especificidades do texto literário em si, as conexões da literatura com outras linguagens, tais como as das artes plásticas, do cinema, da televisão e da internet, manifestando, assim, seu caráter interdisciplinar com os estudos da cidade e do urbano.

Núcleos de Pesquisa e Laboratórios: Núcleo Interdisciplinar de Literatura e Sociedade (NILS).

 

NÚCLEO TEMÁTICO 4: Violência Urbana e Movimentos Sociais na Cidade

Prof. Dr. Gabriel de Santis Feltran

Área: Sociologia – CECH

Pesquisas sobre as transformações nas dinâmicas sociais e políticas das periferias, com foco nas ações coletivas nas cidades e territórios excludentes e espaços segregados. Tem como temas de pesquisa circuitos sociais de grupos urbanos considerados “marginais” na cidade contemporânea, como jovens de periferia, moradores de rua, usuários de drogas, traficantes, criminosos e prostitutas. Rompendo com o senso comum e as abordagens que costumam figurá-los como “excluídos” da vida social, pretende-se verificar que relações esses sujeitos “marginais” estabelecem entre si e com outras instâncias sociais e políticas mais amplas, como a família, o mercado de trabalho, as igrejas, as políticas sociais, o “mundo do crime” e o Estado.

Este grupo de pesquisa apresenta uma questão central: etnografar as mediações, ou mais precisamente, as fronteiras – densamente políticas – que se conformam, hoje, entre populações “marginais” de distintas cidades paulistas e o mundo público

Núcleos de Pesquisa e Laboratórios: NaMargem-Núcleo de Pesquisas Urbanas

NÚCLEO TEMÁTICO 5: Memória e Patrimônio Cultural das Cidades

Jane T. A. Falcoski, Benedito Tadeu de Oliveira, Fernando Atique*, Castriota*, Prof. Arq. Luiz Antonio N. Falcoski e Rodrigo Faria*

Área: Cultura, Patrimônio Arquitetônico, Urbanístico e Rural

GRUPO EM FORMAÇÃO.

NÚCLEO TEMÁTICO 6: SustenUR – Sustentabilidade Urbana e Regional

Prof. Sandra R. M. Silva, Luciana M. Gonçalves, Carolina M. P. Castro, Bernardo A.Nascimento Teixeira e Luiz A. N. Falcoski

Área: Arquitetura, Urbanismo, Habitação, Engenharia Civil, Mobilidade Urbana e Saneamento Ambiental-CCET

O grupo tem desenvolvido seus trabalhos no contexto original da Engenharia Urbana, a partir de um grupo mais amplo voltado para Estudos do Ambiente Urbano. Tem atuado em atividades na Graduação, Pós-Graduação e Extensão voltadas a políticas públicas urbanas e municipais. Os aspectos abordados referem-se à sustentabilidade dos sistemas urbanos, tanto na dimensão intra-urbana (planejamento, implantação, operação e avaliação de ambientes construídos e sistemas de infraestrutura), quanto regional (redes urbanas, bacias hidrográficas), considerando as diversas dimensões da sustentabilidade.

Núcleos de Pesquisa e Laboratórios: LUHA-Laboratório de Urbanismo e Habitação ; INFOHAB-Centro de Referência em Habitação  Social ( Biblioteca Virtual); GESTAU-Grupo Estudos em Tecnologias do  Ambiente Urbano; SustenUR-Grupo de Estudos em Sustentabilidade Urbana e Regional.

Programa de Extensão ProEx : Desenvolvimento Urbano e Regional

 

NÚCLEO TEMÁTICO 7: Educação e Gestão Ambiental Urbana

Profa. Haydée T. Oliveira, Renata Bovo Peres, Rodrigo Constantino*

Área: Biologia e Ciências Ambientais – CCBS

Contribuir com o debate e com a geração de conhecimentos sobre o Sistema de Espaços Livres Urbanos (SEL), com foco nas áreas públicas e seus aspectos educativos e de gestão ambiental. Estabelecer correlações entre os dados de fauna, flora, usos, acessibilidade, infraestrutura e histórico de áreas públicas selecionadas com a percepção da população usuária das mesmas, para então propor ações educativas nesses espaços.

Objetivos Específicos: Levantar e caracterizar os espaços livres públicos selecionados de acordo com seus aspectos educativos e de gestão ambiental; Levantar a percepção das/dos usuárias/os desses espaços no território escolhido; Propor ações educativas com foco na biodiversidade destas áreas; Publicizar os dados e estudos sobre as áreas verdes urbanas no site do Instituto Direito à Cidade IDC; Contribuir sistematicamente com o levantamento de bibliografia e estudos sobre as temáticas: Espaços Livres Urbanos, Espaços Educadores e Educação para a Conservação da Biodiversidade.

Núcleos de Pesquisa e Laboratórios: GEPEA-Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental.

 

NÚCLEO TEMÁTICO 8: Economia Urbana e Regional

Prof. Elton E. Casagrande, Claudio de Paiva

Área: Economia Urbana e Regional-Unesp Araraquara

No Brasil, qualquer estratégia de desenvolvimento econômico deve ser balizada por valores tradicionalmente enfatizados pela sociedade, de democracia, de respeito a direitos humanos, de liberdade individual e justiça social. Neste contexto, o núcleo de estudos econômicos, um dos eixos este projeto, teria a função de gerar esses indicadores de acompanhamento da política pública, com o propósito de subsidiar a sociedade de estudos e fundamentos teóricos que permitam um debate robusto sobre o direito à cidade e, sobretudo, aos direitos humanos.

Núcleos de Pesquisa e Laboratórios: Grupo de Estudos em Economia Financeira, Fiscal, Análise Quantitativa e Desenvolvimento.

 

NÚCLEO TEMÁTICO 9: Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial de Cidades

Profa. Isabela A. Oliveira Lussi, Wagner Molina (a convidar)

Área: Economia Urbana e Inclusão Social

O Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol), sucessor da Incubadora Regional de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Carlos (INCOOP/UFSCar), é uma unidade de ensino pesquisa e extensão vinculada diretamente à Reitoria da UFSCar.

Núcleos de Pesquisa e Laboratórios: INCOOP/Numi-Ecosol – Incubadora de Cooperativas Populares – UFSCar.

 

NÚCLEO TEMÁTICO 10: Cidades Saudáveis

Profa. Luzia Cristina A. Monteiro

Área: Saúde (Medicina, Gerontologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia)-CCBS

GRUPO EM FORMAÇÃO.

NÚCLEO TEMÁTICO 11: Cidades Inteligentes, Design Colaborativo e Sustentável

Profa. Vânia Paula A. Neris, Joice Lee Otsuka

Área: Computação Urbana e Tecnologias de Informação

GRUPO EM FORMAÇÃO.

NÚCLEO TEMÁTICO 12: Direito e Justiça Sócio Ambiental de Cidades

Prof. Alexandre Rossi e Rafael Alves Orsi

Área: Direitos Humanos, Direito Urbano e Ambiental.

 

COLABORADORES:

Cibele Rizek – Área: Filosofia, Política e Planejamento Urbano IAU-USP e PPGSoc – UFSCar

Wolfgang Leo Maar

Gabriel Feltran

João Roberto Martins Filho (UEIM/UFSCar)

Luciana Salazar Salgado – Área: Letras – CECH

 

 *contatos em andamento e participantes potenciais da programação Fórum 2º semestre 2014.

 

agosto 28, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *