Referências de observatórios

PESQUISA DE OBSERVATÓRIOS, INSTITUTOS, NÚCLEOS, OUTROS

NomeObservatório das Metrópoles

Endereço: http://www.observatoriodasmetropoles.net/

Definição: O Observatório das metrópolesconstituí um grupo que funciona como um instituto virtual, reunindo hoje 159 pesquisadores (dos quais 97 principais) e 59 instituições dos campos universitário (programas de pós-graduação), governamental (fundações estaduais e prefeitura) e não governamental, sob a coordenação geral do IPPUR – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As Instituições reunidas hoje no Observatório das Metrópoles vêm trabalhando de maneira sistemática sobre 14 metrópoles e uma aglomeração urbana: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Recife, Salvador, Natal, Fortaleza, Belém, Santos, Vitória, Brasília e a aglomeração urbana de Maringá.

Local: Rio de Janeiro/Brasil

2.

NomeObservatório dos Direitos do Homem- Comissão Europeia

Endereço: http://ec.europa.eu/index_pt.htm

Definição: Dignidade, liberdade, igualdade, solidariedade e justiça são os valores defendidos pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. A Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, novo organismo com a função de observatório dos direitos humanos, deve defender não só estes valores fundamentais, mas também sensibilizar o público para os seus direitos.

Local: União Europeia

______________________________________________________________________________________

3.

Nome:

Observatório Social de América Latina – OSAL

Endereço: http://www.clacso.org.ar/institucional/1h.php

Definição: O Observatório Social de América Latina é um programa de pesquisa iniciado em 2000, tem como objetivo promover e divulgar elementos para uma análise crítica do capitalismo latino-americano, os altos políticos, sociais e econômicos e as diversas formas assumidas pelo conflito e movimentos sociais da região.

Local: América Latina

______________________________________________________________________________________

4.

Nome:

Observatório dos Direitos Humanos (ODH)

Endereço: http://www.observatoriodireitoshumanos.net/index.php

Definição: O Observatório dos Direitos Humanos (ODH) é uma frente de ação inter-associativa (ou interinstitucional) que contribui para a denúncia das violações dos direitos fundamentais em Portugal, bem como para a proteção e promoção dos direitos humanos. O ODH não é uma instituição, mas sim o resultado de uma parceria alargada de diversas organizações sociais comprometidas com a defesa de um ou mais direitos fundamentais.O ODH visa também potencializar a ação conjunta das organizações parceiras, facultando-lhes informação sobre os conflitos sociais e propiciando-lhes um âmbito comum para o intercâmbio e planejamento de campanhas e atividades.

Local: Portugal

______________________________________________________________________________________

5.

Nome:

Observatório de Educação em Direitos Humanos – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Endereço: http://unesp.br/observatorio_seshttp://www.observatorioedudh.org.br

Definição: O Observatório de Educação em Direitos Humanos da UNESP surge, em 2007, com este compromisso: olhar a realidade da educação básica, universitária e midiática para propor intervenções voltadas à formação de uma cultura de direitos humanos. Seu perfil específico será delineado com a participação de toda comunidade acadêmica. Associação de Universidades – Grupo Montevidéu (2007) e está em sintonia com o Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos, divulgado pela ONU-UNESCO em 2006 e com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal (2007).

Local: Bauru/São Paulo

______________________________________________________________________________________

6.

Nome:

Observatório de Favelas

Endereço: http://www.observatoriodefavelas.org.br

Definição:  O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro (OF/RJ) é uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnica-política, integrada por pesquisadores e estudantes vinculados a diferentes instituições acadêmicas e organizações comunitárias. Seus principais coordenadores são moradores ou ex-moradores da periferia do Rio de Janeiro que atingiram uma formação universitária e conseguiram preservar seus vínculos e identidades com o território de origem.

Local: Rio de Janeiro

______________________________________________________________________________________

7.

Nome:

Observatório das Desigualdades

Endereço: http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/index.jsp

Definição: O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica, tendo por instituições parceiras o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ISFLUP) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES-UA).As atividades do Observatório são realizadas por um conjunto alargado de investigadores que colaboram, em regime de voluntariado, com a sua equipe permanente. Foi apoiado em 2008, na fase de instalação, pela Presidência do Conselho de Ministros, pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e pelo Ministério da Educação. Desde então tem sido suportado integralmente pelo CIES-IUL.O Observatório foca as suas atividades no tema das desigualdades sociais. Para além de promover o conhecimento científico nesta área, o Observatório assume como missão a disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada sobre o tema, numa perspectiva de cidadania e de contribuição para a fundamentação e avaliação das políticas públicas. Constitui-se, deste modo, como um instrumento de investigação e divulgação científica.

Local: Portugal

______________________________________________________________________________________

8.

Nome:

Rede de Observatórios em Direitos Humanos

Endereço: http://www.nevusp.org/observatorio/frameset_qsomos.html

Definição: Os Observatórios levantam informações qualitativas sobre a situação dos Direitos Humanos de comunidades afetadas pelos problemas da violência e da pobreza, a partir do ponto de vista de jovens moradores desses locais. O projeto visa fortalecer esses jovens e envolvê-los em associações comunitárias, buscando conciliar formação para a atuação comunitária com um processo de diagnóstico qualitativo sobre a situação dos Direitos Humanos na comunidade. Esse diagnóstico objetiva apontar violações destes direitos no cotidiano, avaliar o impacto local de políticas públicas e identificar possíveis “boas práticas” locais.

Local: Brasil

______________________________________________________________________________________

9.

Nome:

Observatório dos Conflitos Urbanos

Endereço: http://www.observaconflitosrio.ippur.ufrj.br/ippur/liquid2010/flash.html

Definição: O Observatório dos Conflitos Urbanos na Cidade do Rio de Janeiro registra e divulga manifestações públicas coletivas que têm a cidade como espaço e objeto de suas reivindicações. Tais conflitos fornecem um retrato e uma chave de leitura para a complexidade e diversidade do espaço urbano. Em sua multiplicidade, oferecem rico material para desvendar as desigualdades urbanas e as relações que diferentes setores da população estabelecem com sua cidade e com as políticas governamentais aplicadas.

Local: Rio de Janeiro/Brasil

______________________________________________________________________________________

10.

Nome:

OBSERVATORIO DE LA CIUDAD DE MÉXICO

Endereço: http://www.cenvi.org.mx/ocim-sig.htm

Definição: Em 1991, o Centro de Habitação e Urbanismo e Universidade Autônoma Metropolitana Azcapotzalco fundou o programa de pesquisa “Observatório da Cidade do México” (OCIM). Desde 1995 CENVI dá continuidade a esse esforço, sem perder a relação de troca e de complementaridade que as duas instituições foram criados desde o início. Atualmente o OCIM é a base para projetos de pesquisa CENVI ligando os seus esforços com instituições acadêmicas e de pesquisa e agências governamentais locais metropolitanas. O objetivo inicial era observar OCIM espaço econômico, social, político e territorial metropolitana, de acompanhamento sistemático de indicadores-chave, entre outros, os tipos de liquidação e sócio-espacial de análise que permite a identificação, medição ea localização geográfica da pobreza urbana na cidade. Mais tarde, as lições aprendidas levaram a mais ampla experiência metodológica para outras áreas urbanas e regionais. Mais de uma década de trabalho tem se concentrado na atualização do sistema de informação geográfica que é a base para a análise dos fenômenos sócio-espaciais que ocorrem na área metropolitana da Cidade do México. Uma das aplicações práticas desse sistema é a análise que permite a identificação, medição e localização espacial da pobreza urbana na cidade, chegando a “mapa” de segregação sócio-espacial em diferentes períodos históricos.

Local: México

______________________________________________________________________________________

11.

Nome:

Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania – USP

Endereço: http://www.fflch.usp.br/ds/cenedic/

Definição: O Cenedic é atualmente um Centro interdepartamental de Pesquisa ligado a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi fundado em 1995 por um grupo de professores e pesquisadores do Departamento de Sociologia da FFLCH (Profs. Drs Francisco de Oliveira, Maria Celia Paoli, Leonardo Mello e Silva e Vera da Silva Telles) do Departamento de Arquitetura da EESC/USP (Profa. Dra. Cibele SalibaRizek) da Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP (Profa. Dra. Ana Amélia da Silva) e dos Departamentos de Sociologia e de História da Unicamp (Prof. Dr. Laymert Garcia dos Santos) e Prof. Dr. Carlos Alberto Bello e Silva Prof. do Departamento de Sociologia da UNIFESP.

Local: São Paulo

______________________________________________________________________________________

12.

Nome:

Observatório Social

Endereço:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/observatorio_social/index.php?p=2011

Definição: A Coordenadoria do Observatório de Políticas Sociais – COPS tem como missão exercer a vigilância socioassistencial da Política Pública de Assistência Social do Município de São Paulo com as seguintes atribuições:Coordenar e manter o Sistema de Vigilância Social do Município de São Paulo; apoiar a SMADS na elaboração e planejamento da Política Pública de Assistência Social, no município de São Paulo; planejar, coordenar e elaborar indicadores territoriais das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famílias e pessoas nos diferentes ciclos de vida; identificar situações de vulnerabilidade, riscos pessoais e sociais, contribuindo para os ajustes da Política Pública de Assistência Social no Município de São Paulo; planejar e coordenar o Sistema de Avaliação e Monitoramento municipal aos correspondentes nas esferas de governo estadual e federal; analisar os resultados e identificar as tendências apontadas pelos indicadores sociais, culturais, políticos e econômicos de interesse da SMADS; realizar, promover e coordenar estudos e pesquisas de cunho social de interesse das áreas de SMADS; definir, planejar e articular, junto às Supervisões de Planejamento e Observatório das Coordenadorias de Assistência Social – CAS, o uso dos padrões e metodologias de avaliação e monitoramento, bem como pactuar o conjunto de informações a serem sistematizadas, avaliadas e disseminadas no âmbito da SMADS; articular com as Coordenadorias de Proteção Social Básica e Especial fluxos de coleta, armazenamento e disseminação de informações, bem como o registro e a divulgação da produção intelectual da área socioassistencial.

Local: São Paulo

______________________________________________________________________________________

13.

Nome:

Observatório da Violência

Endereço: http://www.prevencaodaviolencia-ni.org.br/

Definição: O Observatório da Violência de Nova Iguaçu é um centro de pesquisa e de socialização de informações sobre violência e criminalidade e seus correlatos, vinculado à Secretaria Municipal de Valorização da Vida e Prevenção da Violência (SEMUVV).

Local: Rio de Janeiro

________________________________________________________________________________________

14.Nome:

Observatório da Cidadania

Endereço: http://www.faor.org.br/

Definição: Monitoramento das ações do governo e sistematização das proposições de políticas públicas para a Amazônia Ocidental.

Local: Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins.

______________________________________________________________________________________

15.

Nome:

Observatório da Imprensa

Endereço: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/

Definição: Entidade civil, não governamental, não corporativa e não partidária que pretende acompanhar, junto com outras organizações da sociedade civil, o desempenho da mídia brasileira.

Local: São Paulo/Brasil

______________________________________________________________________________________

16.

Nome:

Observatório de Juventude UFMG

Endereço: http://www.fae.ufmg.br/objuventude/

Definição: O Observatório da Juventude da UFMG é um programa de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Educação, com o apoio da Pró Reitoria de Extensão. Criado em 2002, o programa realiza atividades de investigação, levantamento e disseminação de informações sobre a situação dos jovens na região metropolitana de Belo Horizonte. Desenvolvemos também ações de capacitação tanto de jovens, quanto de educadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMG interessados na problemática juvenil. O programa situa-se no contexto das políticas de ações afirmativas, orientando-se por quatro eixos centrais de preocupação que delimitam sua ação institucional: a condição juvenil nas sociedades contemporâneas; as políticas públicas e as ações sociais voltadas aos jovens; as práticas culturais e as ações coletivas da juventude na cidade e a construção de metodologias de trabalho com jovens.

Local: Minas Gerais/Brasil

______________________________________________________________________________________

17.

Nome:

Observatório Jovem do Rio de Janeiro        

Endereço: http://www.uff.br/obsjovem/mambo/

Definição: O Observatório Jovem do Rio de Janeiro é um grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade Federal Fluminense. O grupo iniciou suas atividades no ano de 2001 na Faculdade de Educação  da UFF e  passou a integrar o Programa de Pós-Graduação em Educação em 2003, caracterizando-se como grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre o tema da juventude. No POSEDUC estamos vinculados à linha de pesquisa Práticas Sociais e Educativas de Jovens e Adultos do Campo de Confluência “Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação”.

Local: Rio de Janeiro/Brasil

_____________________________________________________________________________________

18.

Nome:

Observatório Permanente de Escolas

Endereço: http://www.ope.ics.ul.pt/

Definição: A criação de um Observatório Permanente de Escolas encerra inúmeras potencialidades a explorar por parte de um instituto dedicado à investigação científica em Ciências Sociais. Não apenas pelos múltiplos desafios que coloca ao conhecimento sobre a sociedade portuguesa, mas também como espaço de intervenção cívica e de serviço à comunidade. Finalmente, como espaço de confluência e mobilização ativa dos saberes produzidos pelas diferentes Ciências Sociais, instituindo-se como plataforma de diálogo interdisciplinar entre os vários investigadores a ele associados.

Local:Portugal

______________________________________________________________________________________

19.

Nome:

Observatório de Segurança Pública de São Paulo

Endereço: http://www.observatoriodeseguranca.org/seguranca/juventude

Definição: O Observatório de Segurança Pública da UNESP – OSP – é um portal da Internet que procura facilitar acesso às informações sobre Segurança Pública no Estado de São Paulo, com ênfase às Boas Práticas. O OSP documenta, acompanha e avalia as políticas de segurança pública, ressaltando as principais iniciativas, debates e projetos no período de 1989 a 2010. As informações sobre criminalidade, polícia, administração da justiça criminal e iniciativas locais de segurança ficam disponíveis aos interessados. O OSP também disponibiliza referências bibliográficas nacionais e internacionais sobre segurança pública, polícia e justiça criminal, bem como dá ênfase aos relatórios, projetos, ações e estratégias de enfretamento dos problemas da segurança pública. Ao mesmo tempo, o OSP pretende estabelecer links com instituições públicas e privadas, centros de estudos, universidades e grupos de pesquisa que se dedicam às questões relacionadas à segurança pública, bem como construir espaços para troca de informações, ideias, debates e projetos bem-sucedidos em segurança pública. O portal é mantido com recursos da FAPESP, da FUNDUNESP, do CNPq e da Comissão Permanente de Pesquisa da Unesp. Tem vínculo com o Departamento de Sociologia e Antropologia e com o Instituto de Políticas Públicas (IPPMar) da Unesp, Campus de Marília, articulando pesquisadores, projetos e grupos de pesquisa.

Local: São Paulo/Brasil

______________________________________________________________________________________

20.

Nome:

Observatório Social do Brasil

Endereço: http://www.observatoriosocialdobrasil.org.br/

Definição: É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Local: Brasil

______________________________________________________________________________________

21.

Nome:

Observatório do Desenvolvimento Regional 

Endereço: http://www.furb.br/especiais/interna.php?secao=378

Definição: Observatório do Desenvolvimento Regional da região de Blumenau é um Programa de Extensão da Universidade Regional de Blumenau, que busca aprofundar o conhecimento da realidade regional, de forma a orientar a atuação local, sem perder de vista o contexto externo.

Local: Brasil

______________________________________________________________________________________

22.

Nome:

Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais

Endereço: http://www.observatorio.ufma.br/index.php

Definição: Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais é um espaço multidisciplinar de pesquisa, documentação, informação, análise crítica e debate sobre políticas públicas e lutas sociais, destacando os processos concretos do Estado brasileiro e as especificidades do Maranhão, no âmbito das relações nacionais e internacionais considerando, em particular, o contexto do Nordeste e da Amazônia.

Local: Brasil

______________________________________________________________________________________

23.

Nome:

OSUMI – Observatório Sudamericano sobre Migraciones

Endereço: http://csm-osumi.org/?v=QueOsumi

Definição: A região da América do Sul é uma área onde historicamente tem havido movimentos da população dos estados nacionais e da região como um todo. É a preocupação das autoridades na gestão dos processos de migração tanto intra e extra.A Conferência sobre Migrações (CSM), para responder às necessidades na definição de políticas em consonância com os padrões internacionais de direitos humanos considerou necessária a troca e divulgação de informações sobre questões de migração e os tópicos que estão no topo da agenda do CSM. Por este motivo, decidiu-se formar o sul-americano Observatório das Migrações (Osumi).

Local: América Latina

______________________________________________________________________________________

24.

Nome:

Observatório da Educação

Endereço: http://observatorio.inep.gov.br/o-que-e

Definição: O Observatório da Educação é um Programa de fomento que visa ao desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de educação. Tem como objetivo estimular o crescimento da produção acadêmica e a formação de recursos humanos pós-graduados, nos níveis de mestrado e doutorado por meio de financiamento específico. Trata-se de uma parceria entre a CAPES e o INEP. Prevê que regularmente seja feita a abertura de editais chamando a comunidade acadêmica a apresentar projetos de estudos e pesquisas na área de educação, envolvendo os programas de pós-graduação de mestrado e de doutorado das Instituições de Educação Superior (IES). As normas do Programa exigem a utilização dos dados estatísticos educacionais produzidos pelo INEP como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre a realidade educacional brasileira.

Local: Brasil

 

___________________________________________________________________________________

25.

Nome:

OCE – ObservatorioCiudadano de laEducación

Endereço: http://www.observatorio.org/

Definição: OObservatório é uma Associação Civil (OCE), fundada em 1998, que foi criado como um espaço social de revisão de conformidade e análise da política educacional, contribuindo para a formação de um público mais bem informado, promover a participação responsável e crítico ativo na discussão de questões da educação nacional ea abordagem a autoridades de educação exigem esclarecimento de suas políticas e ações. OCE é um grupo de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da educação nacional (pesquisadores, professores, jornalistas, líderes comunitários, pais, alunos e público em geral), que promove a reflexão, discussão e responsabilidade pública para a educação. OCE tem uma observação crítica do desenvolvimento da educação, particularmente da política do governo nesta área, através de um diagnóstico sustentadocrítica e pesquisa.

Local: México

_____________________________________________________________________________________

26.

Nome:

Instituto Observatório Social

Endereço: http://www.observatoriosocial.org.br

Definição: O Instituto Observatório Social é uma organização que analisa e pesquisa o comportamento de empresas multinacionais, nacionais e estatais em relação aos direitos fundamentais dos trabalhadores. Esses direitos estão assegurados, principalmente, nas convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) que tratam da liberdade sindical, negociação coletiva, trabalho infantil, trabalho forçado, discriminação de gênero e raça, meio ambiente, saúde e segurança ocupacional.

Local: Brasil

_____________________________________________________________________________________

27.

Nome:

Observatório das Violências Policiais

Endereço: http://www.ovp-sp.org

Definição: O Observatório das Violências Policiais – SP é voltado para a documentação da violência institucional no Estado de São Paulo, expressa  pela ação de policiais e de outros agentes do Estado contra as populações pobres das periferias urbanas.

Local: São Paulo

______________________________________________________________________________________

28.

Nome:

Observatório da Violência contra a Mulher – Centro Latino-Americano em sexualidade e Direitos Humanos

Endereço: http://www.clam.org.br

Definição: O Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos tem como finalidade principal produzir, organizar e difundir conhecimentos sobre a sexualidade na perspectiva dos direitos humanos, buscando, assim, contribuir para a diminuição das desigualdades de gênero e para o fortalecimento da luta contra a discriminação das minorias sexuais na região.

Local: Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Brasil

_____________________________________________________________________________________

29.

Nome:

Observatório da Infância

Endereço: http://www.observatoriodainfancia.com.br/

Definição: O Observatório da Infância trabalha com divulgação dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo é fazer do Observatório da Infância um canal de informação sobre os direitos de crianças e adolescentes. O Observatório pretende ser um órgão de comunicação, um elo de ligação entre o conhecimento técnico-científico e o conhecimento popular, uma tradução da linguagem teórica e acadêmica para a informação popular e prática.

Local: Rio de Janeiro/Brasil

_____________________________________________________________________________________

30.

Nome:

Observatório Nacional do Idoso

Endereço: http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/

Definição: O Observatório Nacional da Pessoa Idosa é uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, da Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz. Constitui-se em um dispositivo de observação, acompanhamento e análises das políticas e estratégias de ação de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa.  O Observatório funcionará como um espaço permanente e interativo de intercâmbio de informações entre as equipes dos Centros de Atenção e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa e demais usuários. 

Local: Brasil

______________________________________________________________________________________

31.

Nome:

Observatório Quilombola

Endereço: http://www.koinonia.org.br

Definição: É um espaço interativo, interdisciplinar, dedicado à coleta, organização e análise de informações relativas às comunidades negras rurais e quilombolas, em seus contextos locais e regionais, assim como às políticas pertinentes.

Local: Rio de Janeiro

_______________________________________________________________________________________

32.

Nome:

Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos

Endereço: http://www.osm.org.br/historico.aspx

Definição: A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial tem como empreendimento fundamental a radical transformação das relações entre loucura e sociedade, combatendo todas as figuras de aprisionamento e exclusão dos chamados loucos, para conquistar seu acesso ao pleno exercício da cidadania.

Local: São Paulo

_______________________________________________________________________________________

33.

Nome:

Observatório Ibero-Americano de Contabilidade de Gestão

Endereço: http://www.observatorio-iberoamericano.org/

Definição: OObservatório Ibero-Americano de Contabilidade de Gestão é um ponto de informação e de encontro para os países ibero-americanos em todos aqueles aspectos relacionados com a Contabilidade de Gestão. O Observatório consiste em um mosaico informativo dos países que integram a família ibero-americana.

Local: Espanha

________________________________________________________________________________________

34.

Nome:

Observatório Afro-Latino e Caribenho – Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC- Fundação Cultural Palmares)

Endereço: http://afro-latinos.palmares.gov.br/

Definição: OObservatório Afro-Latino e Caribenhofoi proposto pelo governo brasileiro como uma forma de estabelecer o diálogo por meio da troca e da compilação de informações das comunidades negras latino-americanas e caribenhas a ser disponibilizadas na internet, visandoà divulgação dessas diferentes culturas e uma maior compreensão das suas semelhanças e diferenças históricas e dos processos de integração social dos afrodescendentes nos países da América Latina e Caribe.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

35.

Nome:

Relatoria Especial para o Direito à Moradia Adequada – Organização das Nações Unidas (ONU)

Endereço: http://direitoamoradia.org/

Definição: Criada em 2000 pela ONU, a Relatoria Especial para o Direito à Moradia Adequada tem o intuito de examinar, monitorar, aconselhar e relatar a situação do direito à moradia no mundo, promovendoa assistência aos governos e a cooperação para garantir melhores condições de moradia a todos e o direito a um padrão de vida adequado.

Local: São Paulo/ Brasile Genebra/ Suíça – ONU

__________________________________________________________________________________________

36.

Nome:

Projeto Justiça Cidadã – Núcleo de Investigação em Métodos não Violentos de Resolução de Conflitos e Direitos Humanos (NUIDH)

Endereço: http://gajop.org.br/justicacidada/

Definição: O NUIDH é um projeto do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), com o apoio da União Europeia, e visaà construção de um Núcleo de produção e difusão de conhecimentos sobre a temática do Acesso à Justiça e Métodos Não-Violentos de Resoluções de Conflitos na Perspectiva dos Direitos, pautado pela promoção e defesa dos Direitos Humanos.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

37.

Nome:

Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH)

Endereço: http://www.mndh.org.br/

Definição: Fundado em 1982, o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) é uma organização sem fins lucrativos da sociedade civil, pautado pela democracia e pelo ecumenismo e o suprapartidarismo, visando se constituir como uma articulação nacional de luta e promoção dos direitos humanos.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

38.

Nome:

Fórum Nacional da Reforma Urbana

Endereço: http://www.forumreformaurbana.org.br/

Definição: Surgido em 1987, o Fórum Nacional de Reforma Urbana é uma articulação de organizações brasileiras, que reúne movimentos populares, associações de classe, organizações não governamentais e instituições de pesquisa defensoras e promotoras do direito à cidade, visando, sobretudo, o direito à moradia digna, aos meios de subsistência, ao saneamento ambiental, a saúde e educação, ao transporte público e à alimentação, ao trabalho, ao lazer e à informação.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

39.

Nome:

Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS)

Endereço: http://www.idsbrasil.net/

Definição: Criado em 2009, oInstituto Democracia e Sustentabilidade visa convergir, potencializar, defender e promover ideais e propostas que contribuam para aprofundar a democracia e colocar a sustentabilidade como valor central para a vida no século 21, construindo assim um novo acordo social.

Local: São Paulo/Brasil

_________________________________________________________________________________________

40.

Nome:

Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (ABONG)

Endereço: http://www.abong.org.br/

Definição: A Associação Brasileira de Organizações não Governamentais foifundada em 1991,constituindo-se como entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, democrática, pluralista, antirracista e anti-sexista, que congrega organizações que lutam contra todas as formas de discriminação, de desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida e pela radicalização da democracia.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

41.

Nome:

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase)

Endereço: http://www.ibase.br/

Definição: Fundado em 1981, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho,o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas é uma organização da sociedade civil e tem como objetivo a radicalização da democracia e a afirmação de uma cidadania ativa, tendo suas iniciativas regidas pelos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, participação, diversidade e justiça socioambiental e acreditando ser necessário fortalecer o tecido associativo da sociedade, incidir em políticas públicas e criar uma nova uma cultura de direitos.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

42.

Nome:

Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH)

Endereço: http://www.redeh.org.br/

Definição: A REDEH foi criada em 1990 e vem atuandovisando propósitos como a conquista de direitos para as mulheres, o enfrentamento ao racismo e a defesa da justiça ambiental, colaborando com a promoção de campanhas e ações para promover a igualdade de gênero, raça e etnia junto aos outros atores do desenvolvimento sustentável, cursos de formação voltados para lideranças locais e a participação em processos para formulação de políticas de desenvolvimento justo e sustentável em nível federal, estadual e municipal.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

43.

Nome:

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres)

Endereço: http://www.sepmulheres.se.gov.br/

Definição: A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) foi criada em 2003 e tem como principal objetivo promover a igualdade entre homens e mulheres, combatendo todas as formas de preconceito e discriminação correntes em uma sociedade patriarcal e excludente, visando à valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Brasil.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

44.

Nome:

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR)

Endereço: http://www.seppir.gov.br/

Definição: A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República foi criada em 21 de março de 2003, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, marcando reconhecimento oficial das lutas históricas do Movimento Negro brasileiro, que sempre defendeu a igualdade racial. A SEPPIR tem como principais objetivos a formulação, coordenação e articulação de políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos étnicos.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

45.

Nome:

Fundação Nacional do Índio

Endereço: http://www.funai.gov.br/

Definição: Criada em 1967, a FUNAI tem como objetivo a promoção de políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas, aliando sustentabilidade econômica e sócio- ambiental e pautando a conservação e a recuperação do meio ambiente, controlando e mitigando os impactos ambientais das interferências externas às terras indígenas e monitorar as terras indígenas regularizadas e aquelas ocupadas por populações indígenas, podendo assim coordenar e implementar as políticas de proteção aos grupos isolados e recém-contatados e implementar medidas de vigilância, fiscalização e de prevenção de conflitos em terras indígenas.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

46.

Nome:

Fundação Cultural Palmares

Endereço: http://www.palmares.gov.br/

Definição: A Fundação Cultural Palmares foi fundada em 1988, constituindo-se como a primeira instituição pública federal voltada à promoção e preservação da cultura afro-brasileira. A FCP tem como comprometimentos o reconhecimento da diversidade das identidades culturais do povo brasileiro, o exercício dos direitos e garantias individuais e coletivas da população negra em suas manifestações culturais e o combate ao racismo, a promoção da igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

47.

Nome:

Coordenação Geral de Povos e Comunidades Tradicionais (CGPCT) – Ministério do Desenvolvimento Agrário

Endereço: http://www.portal.mda.gov.br/portal/cgpct/

Definição: Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, o CGPCT tem como objetivoa promoção e elaboração de açõesdestinadas às necessidades de inclusão social, especialmente no que diz respeito ao acesso aos direitos socioeconômicos, produtivos e territoriais dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

48.

Nome:

Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais (DPMR) – Ministério do Desenvolvimento Agrário

Endereço: http://www.portal.mda.gov.br/portal/dpmr/

Definição: Criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, a DPMR tem como objetivoa promoção e elaboração de açõesdestinadas aos direitos econômicos das mulheres trabalhadoras rurais, implementando projetos e programas que promovam a igualdade de gêneros.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

49.

Nome:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Endereço: http://www.mds.gov.br

Definição: O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome visa a articulação, promoção e implementação de programas de assistência social que combatam as desigualdades existentes na sociedade brasileira, no que se diz respeito à saúde, moradia, alimentação e educação.

Local: Brasil

_________________________________________________________________________________________

50.

Nome:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) – Governo Federal

Endereço: http://www.sdh.gov.br

Definição: A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República visa a articulação, promoção e implementação de ações e programas que promovam os direitos humanos nos mais diversos setores da sociedade, buscando colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e tolerante, que respeite a diversidade da vida.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

51.

Nome:

Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP)

Endereço: http://www.gajop.org.br/

Definição: O Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP) é uma entidade da sociedade civil que visa a promoção e defesa dos Direitos Humanos atuando na área de justiça e segurança por todo o território nacional para tentar contribuir para a vivência da cidadania plena e da indivisibilidade dos Direitos Humanos.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

52.

Nome:

Organização das Nações Unidas (ONU)

Endereço: http://www.onu.org.br

Definição: Fundada após a Segunda Guerra Mundial, a ONU é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais e tem como objetivo a promoção e a defesa dos Direitos Humanos.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

53.

Nome:

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Endereço: http://www.unesco.org.br/

Definição: A UNESCO é um órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) que age pela intermediação de projetos governamentais de cooperação técnica, formando também parcerias com outros setores da sociedade civil em busca de contribuir para as políticas públicas de desenvolvimento humano no que se refere às áreas de Educação, Ciência e Cultura.

Local: Brasil/ Mundo

__________________________________________________________________________________________

54.

Nome:

Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) – Organização dos Estados Americanos (OEA)

Endereço: http://www.oas.org/pt/cidh/

Definição: Criada em 1959, pela Organização dos Estados Americanos, com sede em Washington – DC, Estados Unidos, a CIDH tem em vista a promoção e proteção dos direitos humanos no continente americano, constituindo-se como uma instituição do Sistema Interamericano de proteção dos direitos humanos (SIDH).

Local: Continente Americano

__________________________________________________________________________________________

55.

Nome:

Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) – Governo Estadual do Rio de Janeiro

Endereço: http://www.fia.rj.gov.br/

Definição: A Fundação para a Infância e Adolescência é um órgão da administração indireta do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e tem como objetivo colaborar na formulação de políticas públicas de garantia de direitos na área da infância e adolescência eimplementar e articular serviços e ações de proteção socialessencialmente voltados para crianças e adolescentes que se encontram com seus direitos violados e ou ameaçados.

Local: Rio de Janeiro

__________________________________________________________________________________________

56.

Nome:

Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP)

Endereço: http://www.ceaprj.org.br/

Definição: O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e sem vinculação partidária ou religiosa, fundada no Rio de Janeiro, em 1989, por ex-internos da antiga Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem), com ajuda de representantes da Comunidade Negra e do Movimento de Mulheres. A recorrente violação dos direitos fundamentais das classes menos favorecidas foi a grande inspiração para a criação da entidade.

Local: Rio de Janeiro

__________________________________________________________________________________________

57.

Nome:

Núcleo de Estudos Negros (NEN)

Endereço: http://www.nen.org.br/

Definição: O Núcleo de Estudos Negrosfoi fundado em 1986 e se caracteriza como uma organização a serviço do Movimento Negrodo estado da Santa Catarina, reunindo estudantes universitários e militantes negros na luta contra ao racismo e todas as formas de discriminação racial e social a que está submetida a população afro-brasileira e buscando políticas públicas que promovam a igualdade de oportunidades para este segmento historicamente alijado dos direitos de cidadania.

Local: Santa Catarina

__________________________________________________________________________________________

58.

Nome:

Federação Nacional das Apaes (Fenapaes)

Endereço: http://www.apaebrasil.org.br/

Definição: A Fenapaes – Federação Nacional das Apaes  é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal e certificada como beneficente de assistência social; de caráter cultural, assistencial e educacional, que congrega como filiadas, atualmente, mais de duas mil Apaes e outras entidades congêneres, que compõem a Rede Apae, tendo como missão institucional promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais e representar o Movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

59.

Nome:

Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi – FENASP

Endereço: http://www.pestalozzibrasil.org.br/

Definição: Fundada em 1970, a FENASP reúne as Associações Pestalozzi que atuam na defesa de direitos e assistência social a pessoas portadoras de necessidades especiais.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

60.

Nome:

Geledés Instituto da Mulher Negra

Endereço: http://www.geledes.org.br/

Definição: Criado em 1988, o Geledés é uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira, visando a valorização e promoção das mulheres negras, em particular, e da comunidade negra em geral.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

61.

Nome:

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)

Endereço: http://www.cenpec.org.br/

Definição: O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) foi criado em 1987 e se caracteriza como uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento da política social, tendo como foco das suas ações a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

62.

Nome:

Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP)

Endereço: http://www.abmp.org.br/

Definição: A ABMP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, comprometida com a reflexão e promoção de um sistema de justiça que vise o efetivo cumprimento da sua função social, do acesso democrático e com equidade, e com a garantiados direitos de crianças e adolescentes, visando se constituir como referência na reflexão, articulação e desenvolvimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

63.

Nome:

Associação Juízes para a Democracia (ADJ)

Endereço: http://www.ajd.org.br/

Definição:Fundada em 1991, a ADJ se caracteriza como uma entidade civil sem fins lucrativos ou interesses corporativistas que tem objetivos estatutários que se concretizam na defesa intransigente dos valores próprios do Estado Democrático de Direito, na defesa abrangente da dignidade da pessoa humana, na democratização interna do Judiciário (na organização e atuação jurisdicional) e no resgate do serviço público (como serviço ao público) inerente ao exercício do poder, que deve se pautar pela total transparência, permitindo sempre o controle do cidadão.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

64.

Nome:

Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos

Endereço: http://ctvdireitoshumanos.wordpress.com /https://www.facebook.com/comissao.teotoniovilela

Definição:Fundada em 1983, a Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, se constitui como uma organização não-governamental que atua na defesa dos Direitos Humanos, formada  por um grupo de personalidades proeminentes da sociedade civil (políticos, juristas, religiosos, autoridades públicas, escritores, intelectuais etc.), filiados a diferentes ideologias e partidos políticos, que compartilham o ideal da cidadania e do Estado de Direito e que visam combateras violações cometidas em estabelecimentos de privação de liberdade de adultos e de adolescentes e por agentes do Estado encarregados do controle da violência.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

65.

Nome:

Sociedade Viva Cazuza

Endereço: http://www.vivacazuza.org.br/

Definição:Fundada em 1990 em memória do cantor e compositor Cazuza que faleceu naquele ano vítima da Aids, a Sociedade Viva Cazuza tem como missão dar assistência a crianças e adolescentes carentes portadoras do vírus da aids, assistência social a pacientes adultos em tratamento na rede pública na cidade do Rio de Janeiro e difundir informações científicas sobre HIV/Aids além de esclarecimento de dúvidas para profissionais de saúde ou leigos.

Local: Rio de Janeiro

__________________________________________________________________________________________

66.

Nome:

Comitê Internacional da Cruza Vermelha (CICV)

Endereço: http://www.icrc.org/

Definição:Fundado em 1863, o CICV trabalha no mundo todo para levar assistência humanitária às pessoas afetadas por conflitos e pela violência armada e para promover as leis que protegem as vítimas da guerra, caracterizando-se como uma organização independente e neutral e tendo o seu mandado derivado essencialmente das Convenções de Genebra, de 1949. Com sede em Genebra, Suíça, a organização tem cerca de 12 mil funcionários em 80 países e é financiada, sobretudo, por doações voluntárias dos governos e das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Local: Mundo

_______________________________________________________________________________________

 

67.

(DESC) Observatório Derechos económicos, sociales y culturales

Nome:                                                                      

 

 

Endereço: http://www.observatoridesc.org/es

Definição:O principal objetivo do Observatório DESC é promover uma visão integral dos direitos humanos, que reconhece que todos os direitos – Civis, políticos, sociais, culturais e ambientais, são direitos fundamentais de todas as pessoas.

Essa visão holística dos direitos envolve uma expectativa totalmente exequível e instrumentos adequados para garantir as necessidades básicas e capacitar seus destinatários.

Concentra seus esforços na remoção da percepção desvalorizada dos direitos sociais, o direito à moradia, ao trabalho, à educação, à saúde, à alimentação, e outros direitos fundamentais considerados como direitos civis, políticos e direitos econômicos.

Local:Barcelona/Espanha

________________________________________________________________________________________

 

68.

Nome:

(ODC) Observatório da Diversidade Cultural

 

 

 

Endereço: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/

 

Definição: O Observatório da Diversidade Cultural (ODC) iniciou suas atividades em 2005, como projeto de extensão, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É uma organização não governamental que desenvolve programas de ação colaborativa entre gestores culturais, artistas, arte-educadores, agentes culturais e pesquisadores. O objetivo é produzir informação e conhecimento, gerar experiências e experimentações, atuando sobre os desafios da proteção e promoção da diversidade cultural.

Local: Brasil

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________________________________________

69.

(OIC) Observatório de IndustriasCulturales

Nome:

 

Endereço: http://www.buenosaires.gob.ar/

 

Definição:O Observatório Indústrias Centro Criativo (culturales) (OIC) é uma unidade de estudo, composta por uma equipe interdisciplinar dedicado a recolha, tratamento e difusão de informações quantitativas e qualitativas sobre a (IC) indústrias criativas locais. O principal objetivo do OIC é contribuir para a criação de um sistema de informação que serve a tomada de decisão pelo IC tanto da administração pública e dos atores envolvidos na produção cultural e criativa.

Local: Argentina

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________________________________________________________________

 

70.

Observatório CulturaledelPiemonte

Nome:

 

Endereço:http://www.ocp.piemonte.it/missione.html

 

Definição:O Observatório foi fundado em 1998 e busca reunir informações sobre o campo cultural da região, fornecendo um quadro de dados capazes de orientar condutas e intervenções profissionais.Realizam pesquisas, consultoria, assistência técnica e suporte para os tomadores de decisão e as realidades do sector cultural. Fornece uma inteligência de negócios; coletando, criando séries temporais, análise de dados e informações sobre o consumo, recursos econômicos e de emprego, produção e oferta cultural.

Local:Turim/ Itália

_____________________________________________________________________________________

 

71.

Observatório Vasco de La Cultura

Nome:

 

Endereço:http://www.kultura.ejgv.euskadi.net/r46-19130/es/

Definição:Com a missão de tratar a cultura como elemento central para o desenvolvimento social e econômico, o Observatório Vasco de la Cultura abrange as diversas áreas artísticas. Colocando a cultura como a chave para o desenvolvimento social e econômico, com a missão de preencher o vácuo de informação com rigor no campo cultural, em consonância com o Plano de Cultura basca de parte. O escopo do Centro concentra-se em áreas tradicionais de cultura: patrimônio cultural, expressão artística, criatividade,indústria e as áreas transversais.

Local:Bilbao/ Espanha

__________________________________________________________________________________________

 

72.

The Budapest Observatory

Nome:

 

Endereço:http://www.budobs.org/

Definição:Fundado em 1999 pela Sociedade de Mediadores da Cultura, uma organização não governamental húngara, o observatório tem por objetivo fornecer informações sobre as características financeiras, legais, gestoras e políticas da vida cultural nos países do leste europeu.Disponibilizando em seu site: publicações, (artigos, análises e estudos sobre cultura europeia), notícias, relação de eventos (calendário de encontros, seminários, fóruns sobre cultura), relatórios e estatísticas sobre a vida cultural no leste europeu.

Local:Leste Europeu

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

73.

Nome:

ETTERN/UFRJ Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza

 

 

Endereço: http://www.ettern.ippur.ufrj.br/

Definição: O ETTERN dedica-se ao estudo dos modos de apropriação do território e dos ambientes, considerando a diversidade de atores envolvidos no processo de produção social do espaço. São discutidas, em particular, as dinâmicas conflitais que constituem sujeitos coletivos e configuram os contextos históricos em que os territórios são apropriados material e simbolicamente.

Local: UFRJ/ Brasil

__________________________________________________________________________________________

 

74.

Observatório de Conflitos Urbanos

Nome:

 

Endereço: http://www.observaconflitosrio.ippur.ufrj.br/ippur/liquid2010/home.php

Definição: O Observatório dos Conflitos Urbanos na Cidade do Rio de Janeiro registra e divulga manifestações públicas coletivas que têm a cidade como espaço e objeto de suas reivindicações. Tais conflitos fornecem um retrato e uma chave de leitura para a complexidade e diversidade do espaço urbano. Em sua multiplicidade, oferecem rico material para desvendar as desigualdades urbanas e as relações que diferentes setores da população estabelecem com sua cidade e com as políticas governamentais aplicadas.

Local: Brasil

__________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *