Fotógrafo: Abbas

Abbas, um fotógrafo iraniano nascido em 1944, é conhecido por registrar e documentar a vida política e social de sociedades em conflito. Desde 1970 ele já registrou guerras e revoluções em Bangladesh, Vietnã, Oriente Médio, Chile, Cuba, Irlanda do Norte, África do Sul durante o Apartheid, dentre outros locais.
Publicou vários livros que envolviam temas polêmicos ligados aos locais que ele visitou e fotografou. O livro “Iran Diary 1971-2002” é uma interpretação crítica da história iraniana, fotografado e escrito como um diário. Abbas fotografou a revolução no Irã de 1978 a 1980 e retornou somente em 1997, após 17 anos de exílio. Outro livro publicado foi “Return to Mexico: Journeys Beyond the Mask”. De 1983 a 1986, durante seu exílio do Irã, Abbas viajou pelo México e procurou registrar fotograficamente o país como um escritor escreveria sobre o mesmo, desenvolvendo assim, de forma mais definida, sua estética. Posteriormente, de 1987 a 1994, se voltou para o ressurgimento do Islamismo ao redor do mundo. “Allah O Akbar: A Journey Through Militant Islam” foi o livro e a exposição resultante desse período. “Faces of Christianity: A Photographic Journey”, publicado em 2000, explora a temática do Cristianismo e seus fenômenos políticos, espirituais e ritualísticos.
Tem forte ligação com as temáticas religiosas, tanto nos aspectos ritualísticos que soam um pouco arcaicos para o perídodo em que vivemos, quanto aos embates e conflitos entre diferentes religiões. Tem trabalhos relacionados ao Budismo, Hinduísmo e Judaísmo também.
Se juntou ao Magnum Photos em 1981 e, se tornou membro em 1985.
Seus registros mostram paisagens e hábitos dos mais variados.

 

outubro 31, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *