Construindo o Instituto Direito à Cidade

Caros amigos, estamos, já a algum tempo, dirigindo esforços para construir o INSTITUTO DIREITO À CIDADE, com a participação de alunos da UFSCar, e pessoas de perfis diversos, da esfera pública, ONGS, interessados em geral na construção de um espaço onde se dialogue sobre uma cidade cidadã. Bem, se estiverem interessados, basta participar do primeiro encontro, no dia 15 de março, às 17h30, onde iniciaremos as atividades deste ano. Lembramos que os alunos matriculados, ganharão os créditos, e, pesquisadores e demais participantes, terão direito à certificado com validade para concursos, pois as atividades são programadas para 60h/aula. Compareçam para conhecer as proposta e colaborar com a construção do IDC.

PROPOSTA DA ACIEPE CONSTRUINDO O IDC

A ACIEPE “Construindo o Instituto Direito à Cidade”, atividade extensionista da Universidade Federal de São Carlos, propõe exercício de reflexão, diálogos e ações diversas, dirigidos aos campos de abrangência propostos pelo Instituto Direito à Cidade (IDC) – cidade, social, cultura, urbano, ambiente, memória, patrimônio, políticas públicas, direitos humanos, entre outros – e às atitudes e experiências empíricas de instituições, organizações, e grupos que atuam nos mais diversos âmbitos do espaço da cidade.

Serão realizadas oficinas e constituídos grupos de estudo e de produção textual de diferentes tipologias – fotos, artigos, desenho, mapas inventários, gráficos, vídeos – para o exercício de observação e análise do espaço da cidade, para o resgate de ideias e ações para a cidade e urbanidades, para constituição de grupos interessados na formação do IDC e nas relações da Universidade e Cidade.

O material produzido será publicizado no Observatório Cidadania, Cultura e Cidade, espaço virtual vinculado ao IDC.

[http://www.observatorioculturaecidade.ufscar.br/]

Como participar

Os interessados em participar da atividade (estudantes, pesquisadores, arquitetos, gestores públicos, integrantes de organizações sociais, interessados em geral), deverão comparecer ao primeiro encontro para inscrever-se, no dia 15/03/2016, terça, às 17h30, na Sala 3 do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar.

Os alunos da UFSCar, deverão matricular-se na ACIEPE (Sistema SIGA), e comparecer ao primeiro encontro para início das atividades.cidade de ouro_paulo borgia