A Cidade da Cultura / Eisenman Architects

 

A Cidade da Cultura é um novo centro cultural da província da Galícia, no noroeste da Espanha. Seu projeto vem da sobreposição de três grupos de informação. Primeiro, a planta da rua do centro medieval de Santiago de Compostela está projetado sobre o plano topográfico do terreno elevado que olha a cidade. Segundo, uma grelha cartesiana foi projetada sobre estas rotas medievais. Terceiro, através de um software de modelação computacional, a topografia da encosta permite distorcer duas geometrias planas, que geram uma área topológica, reposicionando o velho e o novo em uma matriz simultânea nunca vista antes.

Os seis edifícios do projeto estão concebidos em três pares: o Museu da Galícia e o Centro de Arte Internacional; o Centro de Música e Artes Cênicas e o edifício de Centro de Serviços; e a Biblioteca de Galícia e o Arquivo Galego. Os caminhos, ou ruas de pedestres, entre os edifícios, também são abertos a uma praça pública, que está rodeada pelos seis edifícios e tem elementos de água e paisagem. O maior edifício é o do Teatro de Artes Cênicas, que chega aos 42,5m de altura. A altura de todos os edifícios é levantada em curvas sutis, que parecem reconstruir a forma de cima da colina com suas linhas de tetos em conjunto.

A Biblioteca da Galícia, de 17.372m², e o Arquivo Galego, 14.149m², abriram suas portas em 11 de janeiro de 2011, durante uma cerimonia presidida pelo Príncipe e a Princesa de Asturias. Os edifícios do museu e a administração foram abertos no outono de 2011.

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br

dezembro 1, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *