Como a universidade extende as mãos para a sociedade

Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) existem diversos grupos e projetos de extensão com o objetivo de integrar discentes, docentes e toda a comunidade que a cerca. A Pró-reitoria de extensão (ProEx) é o órgão responsável pela gestão dessas atividades. Já a Coordenadoria de Cursos e Atividades de Extensão e a Coordenadoria de Eventos Culturais são responsáveis por propor projetos de cunho extensivo e artístico-cultural para a Pró-reitoria, além de contar com o Programa Especial de Atividades de Extensão e com o Programa Especial de Atividades Culturais que, por sua vez, financiam e concedem bolsas de extensão.

Na página UFSCar e Comunidade – Projetos é possível consultar pela temática de interesse e se informar a respeito dos projetos de extensão em andamento na universidade. Dentre as opções oferecidas, pode-se buscar pela área de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

Ao se aprofundar mais nos grupos de extensão, observa-se em diversos cursos da UFSCar o Programa de Educação Tutorial (PET). O intuito desses grupos é trabalhar com quatro vertentes importantes: Ensino, Cultura, Pesquisa e Extensão. Sendo assim, dentro da universidade encontramos vários projetos de autoria desses PETs. Um projeto bastante conhecido é o Engenheiro Sangue Bom, organizado pelo PET Civil da UFSCar.

Propaganda informativa do projeto Engenheiro Sangue Bom

Em parceria com o Centro Acadêmico da Engenharia Química, o PET Civil organizou um mutirão de doação de sangue para a Santa Casa de São Carlos, reafirmando, assim, o compromisso com a sociedade.

O PET Produção, outro grupo de extensão da UFSCar, do departamento de Engenharia de Produção, também realizou recentemente um projeto social atrelado à saúde, cujo o objetivo era cadastrar doadores de medula óssea. O cadastramento ocorreu na UFSCar e na USP e alcançou cerca de mil pessoas.

Profissionais trabalhando em conjunto com o PET Produção no cadastramento de medula óssea

Por sua vez, o PET BCC, do curso de Ciência da Computação, realiza um projeto que visa introduzir conceitos básicos de lógica computacional para jovens a partir de 12 anos, sem a necessidade de possuírem conhecimento prévio. Com a intenção de desenvolver o raciocínio lógico das crianças, o projeto acontece nos finais de semana durante o segundo semestre deste ano.

Membros do PET BCC ensinando lógica de programação às crianças

Além dos grupos e projetos mostrados, existem vários outros espalhados pela universidade.

Nos projetos dos grupos citados anteriormente é possível observar a presença de uma preocupação com a sociedade e o bem estar da população, seja para com necessidades de saúde ou até mesmo dando oportunidades para crianças de escolas carentes, que podem nunca ter tido contato com os conteúdos levados pelos estudantes. Sendo assim, pode-se considerar os projetos sociais dentro da universidade muito importantes, pois traz grande visibilidade aos problemas enfrentados pela população e leva o conhecimento dos estudantes para outras pessoas ou transforma-o em projetos que ajudam a sociedade.

É importante ressaltar que a formação do estudante universitário abrange esses projetos/grupos de extensão, ou seja, a UFSCar espera que o indivíduo saia da universidade não apenas com um diploma, mas com um olhar mais atento e voltado para questões sociais.

Fontes: PET Produção – Projetos Sociais

Extensão UFSCar