Comunicação e Meio Ambiente: a relação do homem com a natureza

Na reunião do dia 02 de outubro, tivemos a honra de receber o Professor Paulo José Penalva Mancini, ex vereador na cidade de São Carlos-SP. Foi  Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de S.Carlos de 2001 a 2012 e co-fundador da Associação Para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC).

Neste encontro, o Professor levantou a importância de se pensar a relação do meio ambiente e a comunicação. Para o Professor, a questão ambiental é transversal, atravessa diversas áreas, inclusive a comunicação. Essa discussão foi importante pois pudemos compreender que tanto a defesa do meio ambiente, quanto a propagação do conhecimento acerca do meio ambiente, são fatores que se calcam na comunicação, ferramenta importantíssima. Para tanto, o Professor Mancini, como é conhecido, nos trouxe um exemplar impresso do jornal Ambiente Central.

Esse jornal é uma das propostas que contemplam a importância da comunicação, como meio de propagação do conhecimento e de informações. O jornal Ambiente Central, segundo o Professor Mancini, tem como objetivo levar o conhecimento e notícias da região. O Ambiente Central faz parte da cooperativa Reevolta, que atua como prestadora de serviços nas áreas socioambientais

Nos foi apresentado o projeto Veredas, que tem como maior objetivo, cuida da bacia hidrográfica Santa Maria do Leme. Segundo o Professor, o terreno que faz parte desta área já está 1/3 ocupado por construções, ou seja, é urbanizada. Desse modo, hoje, a luta é fazer com que está bacia permaneça livre das construções civis, sendo esta uma das áreas mais procuradas pelo ramo imobiliário.

Localização do córrego do Cambuí na microbacia do córrego Santa Maria do Leme, área urbana de São Carlos-SP, e os pontos de amostragem de água Fonte: https://www.researchgate.net/figure/FIGURA-1-Localizacao-do-corrego-do-Cambui-na-microbacia-do-corrego-Santa-Maria-do-Leme_fig1_319175168. Data de acesso: 09/10/2018.

A comunicação e o meio ambiente têm sua relação por verem, segundo o Professor, seus objetos de modo sistêmico. A partir disso, destacou a importância da comunicação virtual, através dos meios virtuais de informações, na publicação de informações da área ambiental. A exemplo, destacou o Greenpeace, que utiliza fortemente os meios virtuais para divulgar informações sobre e do meio ambiente.

Como não poderia ficar de fora da discussão, as redes sociais online são, hoje, veículos com grande potencial de informação. Obviamente, não é porque “está na internet é verdade”, e daí tiramos uma importante observação: a importância de se ler diversos veículos de informação, de modo a verificarmos a veracidade de uma dada informação. E para o meio ambiente, não seria diferente.

Dentre os questionamentos, o Professor, ao ser indagado, “Como ligar comunicação, internet, conhecimento e meio ambiente atualmente?”, ressaltou a questão política dos grandes produtores, pois, esses, detêm maior influência e por isso têm mais possibilidades de atuação. Destacou, ainda, que nós, seres humanos, não nos separamos do meio ambiente, como lembrou o Professor, a palavra homem tem sua origem latina, da palavra homus, da terra.

Outro questionamento direcionado ao Professor Mancini foi acerca do pensar o meio ambiente com a arte e a cultura. Destacou a obra Saber cuidar, de Leonardo Boff (confira uma resenha mais detalhada aqui) que trata exatamente da relação homem e meio ambiente, da importância de se ter uma boa relação, um bom cuidar do meio ambiente. Indicou outra leitura, O contrato natural, de Michel Serres, que trata, resumidamente, acerca do contrato entre o homem em prol da preservação da natureza.

Por último, foi pedido que o Professor Mancini discorresse acerca da relação e importância da sociedade, em conjunto com o poder público, na construção de políticas públicas. Lembou que, em sua gestão como vereador na cidade de São Carlos-SP, criou o Projeto de Lei, IPTU Verde, que provê descontos neste imposto àqueles que têm árvore plantada na calçada de frente de casa. Outra política interessante que criou foi a Maternidade plantando o futuro, que, para cada criança nascida na cidade de São Carlos, a prefeitura plantaria uma árvore. Destacou que uma cidade, com bom projeto arbóreo consegue diminuir a temperatura em até 8°C, o que impacta diretamente, por exemplo, na diminuição do uso de ar-condicionado, consequentemente, gera-se um menor uso de energia elétrica.

A partir dessa palestra, aos alunos da ACIEPE, fica a sugestão, a partir do que fora apresentado, de possibilidade de escolha desta temática para a atividade individual ou em grupo.

Por Robert Moura.

outubro 9, 2018