Visita à SEaD

Na atividade do dia 25 de setembro, os membros participantes da ACIEPE “Os diferentes olhares para a cidadania, cultura e cidade intermediados pela web: produção colaborativa de conteúdo multimídia visando engajamento e participação em um observatório”, puderam visitar a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), setor na Universidade responsável por toda a infraestrutura, planejamento e execução de ações ligadas a educação a distância, veiculada à UFSCar.

Nesse encontro, os participantes puderam conhecer três grandes processos na preparação, produção e execução de mídias (vídeo, imagem, 3D): o trabalho de edição de vídeo, a edição de imagens e gravação de vídeo.

Num primeiro momento, sob supervisão do editor de vídeo, Éderson Guilherme, pudemos conhecer acerca da edição de vídeo. Ele nos apresentou uma sugestão de software, o Adobe Premiere Pro, que pode ser facilmente utilizado para este processo. Este é um software pago, porém, conta com um mês de teste gratuito, podendo, assim, o usuário realizar o manuseio do mesmo e se adaptar, podendo, posteriormente, realizar a compra do software. Nele é possível, por exemplo, realizar edições na dinâmica timelines, ou seja, é possível inserir outras mídias entre partes do vídeo, como imagens e até mesmo outros vídeos, de modo a explorar uma produção mais completa, para além do vídeo capturado. Pode-se, também, realizar cortes nos vídeos, utilizando apenas partes ou retirar outras.

Nos foi apresentado o documento Log-camera (disponível aqui boletim_de_cameradocumento de registro e de observações acerca do processo de gravação de vídeos. Nele é possível registrarmos informações como o plano escolhido para determinado tempo do vídeo, o plano, o take, arquivo e duração.

Outra sugestão dada, para pensarmos nos trabalhos a serem desenvolvidos, foi o de gravar mais de uma vez uma mesma sequencia, quando possível; pois assim poderemos ter à disposição, versões, algumas melhores que outras, dando maior liberdade de seleção para a produção de um vídeo de qualidade.

Depois conhecemos e recebemos dicas acerca da edição de imagens, junto ao Henrique Matheus, membro da equipe SEaD. A principal dica passada são as opções de softwares disponíveis para esta atividade. Ele nos indicou dois, o primeiro é o Ilustrator, que traz como benefício a possibilidade de ampliar, por exemplo, uma imagem sem perder sua qualidade, traz, também, maior independência dos comandos disponíveis aos usuários e é possível vetorizar imagens, ou seja, melhorar a qualidade da imagem; é possível vetorizar um desenho feito a mão que foi escaneado.O segundo software mostrado foi o Adobe Photoshop, ótima opção para quem precisa reeditar uma imagem ou criar imagens a partir de outras, com muita facilidade, tanto na execução, quanto na compreensão do programa. A dica aqui é testar diferentes modos de produção de uma imagem, realizar testes em diferentes posições, cores, filtros e fontes, para que se produza exatamente o que fora proposto.

Na penúltima seção pudemos, junto ao Ian Mazzeu, também membro a Secretaria, conhecer o ambiente de gravação profissional, bem como, suas ferramentas. Neste momento pudemos retirar diversas dicas acerca da gravação, como planejar, executar e selecionar, posteriormente, o que irá para o produto final.

Para a gravação, uma dica fundamental, é o (re)conhecimento do ambiente e dos agentes que estarão envolvidos neste processo. A dica é visitar com antecedência o ambiente a ser gravado, se possível, fazer alguns testes de gravação, observar elementos que irão influenciar na qualidade da gravação ou da fotografia, como a sonoridade do ambiente, luz, fluxo de pessoas externas naquele ambiente e os elementos fixos que comporão o quadro da imagem, de modo que possamos construir, inclusive com os elementos que constituem o espaço, o sentido que desejamos passar. A partir disso, podemos selecionar o que estará dentro ou fora do quadro da câmera.

Após o planejamento e reconhecimento do espaço, devemos nos atentar à gravação. A posição da câmera, por exemplo, numa entrevista, tem de enquadrar o entrevistado e aquele que entrevista, mas não deve se ater apenas a este recorte. Um enquadramento como o superclose ou plano detalhe, são estratégias utilizadas para focalizar um momento de emoção do entrevistado, para capturar e passar essa emoção àquele que verá a entrevista. Por outro lado, posicionar a câmera debaixo para cima, pode criar um efeito de superioridade, de grandeza, caso a ideia seja passar um sentido próximo a este. É interessante, se possível, ter mais de uma pessoa gravando o mesmo enquadramento de diferentes ângulos, essa estratégia é interessante para dar maior dinamicidade no montar do vídeo, fugindo de apenas um ângulo estático e cansativo.

É importante lembrar que seja assinado o termo de autorização do uso de imagem das pessoas entrevistadas, por exemplo. É um documento legal que comprova o bom uso da imagem de outras pessoas, de maneira responsável e legal. Para isso, criamos um modelo: termo_cessao_direitos_de_imagem

Como bônus, pudemos conhecer sobre a produção de imagens em 3D, com Rafael Gonçalves. Nos foi apresentado os programas 3DMax, Unity e ZBrush, ótimas ferramentas para a modelagem 3D, tanto para o uso digital, quanto para a impressão 3D. Pode-se aplicar estas ferramentas, por exemplo, para a demonstração de ambientes que a equipe visitou, de modo a fugir do uso de imagens capturadas, deixando a experiência mais real e dinâmica.

Agradecemos ao Paulo Montanaro, intermediador dessa experiência enriquecedora para todos os membros participantes da ACIEPE, alunos, comunidade externa e professores.

Listamos outros documentos importantes, disponibilizados pela SEaD, para se pensar sobre o planejamento, produção e finalização da produção das atividades.

Roteiro para  vídeo (introdução): mascara_roteiro_video_de_introducao
Roteiro para podcast: mascara_roteiro_podcast
Roteiro para animações: mascara_roteiro_animacao_sequencia

Confira, abaixo, outros registros dessa visi

Por Robert Moura.

outubro 2, 2018

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