X Bienal de Arquitetura de São Paulo

A X Bienal de Arquitetura de São Paulo, que ocorreu de 12 de outubro a 1 de dezembro de 2013, propôs uma reflexão sobre as complexas dinâmicas que constroem, destroem e reconstroem a cidade cotidianamente, articulando o campo do planejamento e do projeto, situado do lado do “fazer”, ao domínio do “uso”, que implica a participação crítica e criativa do cidadão e os conflitos inerentes à vida urbana.

O tema “Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar” propõe o engajamento consciente de todos nos processos de construção e fruição das cidades, apontando para a responsabilidade coletiva, de natureza eminentemente ética, implicada na vida em sociedade: De que modo temos nos envolvido na construção da cidadania e de uma desejada esfera pública no espaço urbano? Que modelos seguir em um momento de quebra de paradigmas globais? Que urbanidade queremos construir em um país que enfrenta o desafio de um acelerado crescimento econômico em meio a um mundo em crise?

A X Bienal fomentou a discussão dos impasses e das soluções urbanas atuais por meio de projetos, obras e experiências importantes da cena urbana brasileira e internacional. Para tanto, focou em três temas fundamentais: mobilidade / densidade, espaço público e infraestrutura urbana

Refletindo sobre a cidade contemporânea, a X Bienal incorporou a questão urbana na sua própria estrutura. Assim, ao mesmo tempo que visitou as exposições e eventos em espaços diversos, o público teve a experiência viva da cidade. Ao invés de se concentrar em um único edifício dentro do Parque Ibirapuera, se instalou em locais francamente urbanos, espalhados em rede pela cidade. Foi possível visitar toda a X Bienal de Arquitetura a partir de um sistema multimodal de transporte (metrô, trem e ônibus), articulado ao uso de bicicletas.

O evento possuí uma página no Facebook e uma cobertura completa de todas as atrações e acontecimentos está disponível no site Arch Daily.

novembro 11, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *