Centenário de Lina Bo Bardi ganha exposição em Uberlândia

Lina Bo Bardi completaria cem anos em dezembro de 2014. Poucos centenários são comemorados com as concepções do homenageado tão reconhecidas pela sua atualidade. No caso, mais do que foram enquanto vivia.

Durante seus últimos dez anos de vida, após a inauguração do SESC Pompeia em 1982, Lina abriu uma nova fase em sua carreira. Apoiada pelos seus jovens colaboradores, Marcelo Ferraz, André Vainer e Marcelo Suzuki, produziu projetos que apontavam para uma renovação da arquitetura brasileira, então um tanto acomodada pela falta de oxigênio cultural dos anos da ditadura. Após sua morte em 1992, o reconhecimento desses anos foi potencializado pelo Instituto Bardi, graças a suas exposições, publicações e presença na mídia. Lina tornou-se uma referência internacional. O século XXI, mais especificamente o pós crise de 2008, viu vários dos seus temas e posições tornarem-se pauta do debate sobre cultura, meio-ambiente, patrimônio histórico e produção material da arquitetura e dos objetos.

Para comemorar seu centenário, o Instituto Bardi reuniu várias iniciativas dispersas em um comitê curador, procurando dar organicidade ao evento e evitar sobreposições e redundâncias. Além de várias exposições, publicações, filmes, encontros e uma campanha pela recuperação de suas principais obras compõe a programação.

Depois de passar por diversas cidades brasileiras, a exposição está aberta para visitação na cidade de Uberlândia (MG), até o dia 5 de dezembro.

Mostra “Lina Bo Bardi e o Triângulo Mineiro” e “Exposição Documento: Repassos – Edmar e as Tecedeiras do Triângulo Mineiro”
Quando: de outubro até 5 de dezembro
Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 16h30
Local: Casa Paroquial da Igreja Espírito Santo do Cerrado: avenida dos Mognos, 355, Jaraguá